Será o céu tão maravilhoso?

Será o céu tão maravilhoso? Porque já a terra está ótima! Com esta genial observação uma sábia mexicana há muitos anos me questiona. Lembro de sua voz cheia de inquietude sobre o futuro dos futuros e sua preocupação: se esta terra é assim tão boa, será por acaso o céu tão excelente? Devo confessar que à primeira vista a mulher não parecia tão afortunada, os problemas de diversos tipos não se demoravam em sua vida, nem econômicos, nem familiares e nem de saúde. Nao obstante, toda a sua presença irradiava segurança e bem estar, parecia dizer por cada poro: Viva a vida! ... ...   Ler versão em Español Tradução gentileza de Unwin Language Services www.unwin.cl"    

| P. Enrique Grez, S. Sch. P. Enrique Grez, S. Sch.

 

Será o céu tão maravilhoso?

Porque já a terra está ótima!

Com esta genial observação uma sábia mexicana há muitos anos me questiona. Lembro de sua voz cheia de inquietude sobre o futuro dos futuros e sua preocupação: se esta terra é assim tão boa, será por acaso o céu tão excelente? Devo confessar que à primeira vista a mulher não parecia tão afortunada, os problemas de diversos tipos não se demoravam em sua vida, nem econômicos, nem familiares e nem de saúde. Nao obstante, toda a sua presença irradiava segurança e bem estar, parecia dizer por cada poro: Viva a vida!

O olhar ao céu que descubro em muitas pessoas está cheia de inquietude, mas diferente da mencionada mexicana. Às vezes parecemos estar impacientes pelo céu, porque de uma vez por todas desaparecerá a dor. E é que os golpes da vida nos convidam através do sofrimento a elevar a visão, a pedir misericórdia, a desejar ardentemente a perfeição total que não encontramos aqui. Mas outra coisa é ficar então com um desprezo pela condição passageira deste mundo. Não parecer ser a atitude de Jesus quando participa de festas, jantares festivos e conversas pessoais.

Creio firmemente que nós cristãos experimentamos, pelo batizado, a morte e a ressurreição de Cristo no nosso caminhar terreno. Costumamos ter muito claro o primeiro quando nos unimos à paixão e cruz do Senhor, mas muitas vezes deixamos para o futuro pós morte a vivência da ressurreição. Como se torna diferente a vida quando a descobrimos curta e cheia, cheia de gozos e dos signos da glória e o gozo daquele que está cheio de luz. Nossa felicidade nesta terra está marcada pela limitação, são os sinais da paixão nas marcas dos pregos que carrega o ressuscitado, mas nem por isso deixa de ser VIDA com maiúsculas e em negrito.

Quando ontem corria pelos caminhos do monte Ñielol, carregado de copihues outonais, pensava em quão curtos me são os anos para a quantidade de desejos que tenho, para a quantidade de culturas nas que sonho servir, para a diversidade de matérias que gostaria de estudar, a variedade de morros para subir e trabalhos manuais que ficaria encantado em aprender. Vivemos o céu na terra quando o coração se enche de ações generosas e que formam parte do nosso tesouro interior, como irá fazer o Pai dos céus para acolher estas santas inquietações na vida eterna? Tamanho problema ele arrumou, mas seguramente para Ele não será grande.

Será o céu tão maravilhoso? Boa pergunta. O que está claro é que o Pai estará no céu, e isso é o que faz desse estado uma maravilha. Aí habitaremos para sempre na graça da Páscoa.

Padre Enrique Grez, S.Sch.
Maio de 2011
Temuco, Chile

Ler versão em Español

Tradução gentileza de
Unwin Language Services

 

Comentarios
Los comentarios de esta noticia se encuentran cerrados desde el a las hrs